quinta-feira, 29 de abril de 2010

A sincronia na segmentação


A linguagem é um campo extremamente amplo, fascinador e principalmente complexo, estava pensando a pouco tempo atrás, depois de ler o livro “Preconceito Lingüístico” de Carlos Bagno, o que faz ser ‘correta ou não ‘ a forma de se comunicar, depois de esquentar os neurônios com isso lembrei do conceito de segmentação que a comunicação social nos propõe, logo, será que se houver entendimento da parte receptora estará caracterizado processo de comunicação!?, acredito que sim.
Então vamos ao que interessa: a sincronia, só para constar, a sincronia é o estudo lingüístico de um dado momento, pois bem, vejo hoje em dia uma nova forma de comunicação o qual abreviações tomam conta da maior parte das conversas informais na internet(alguns chamam de INTERNETÊS).
Esse momento da organização linguistica na internet nasceu de maneira orgânica, afim de dar maior dinamismo ao contexto da comunicação informal que se é usada. Pessoas adeptas ao meio internet compreende uma mensagem mesmo se for apenas uma combinação de letras(signos), como por exemplo:FDS(fim de semana), MSG(mensagem),PRQ(porque) e assim por diante, como disse a cima, isso é uma questão de sincronia,pois estamos tendo referencia do momento atual da comunicação no meio internet,entretanto, não deixar de ser uma questão de segmentação,pois alguém que não tenha muito contato com a ferramenta internet talvez nunca saberá se comunicar dessa maneira.
Estudantes, professores e todos que de alguma forma estão envolvidas no meio da comunicação social compreende com e
norme facilidade a questão da segmentação e certamente usa isso de forma eficaz a proposta oferecida seja qual for a finalidade, e a sincronia sem duvida é envolvida em tal processo de comunicação. Até porque, comunicar também é se adaptar.

Artigo por Rafael e Joyce

2 comentários:

  1. Realmente o internetês está cada vez mais presente na vida das pessoas, principalmente dos jovens que passam a maior parte dos seus dias, navegando na internet. Mas lembramos também, que essas mesmas pessoas, em vários momentos estão "esquecendo" de escrever as palavras corretas, por costume e por frequentemente escreverem "errado" por causa do internetês.
    As pessoas precisam se adaptar as novas formas de comunicação, MAS precisam também lembrar, quem nem sempre elas poderão usar os dialetos usados na internet, para está se comunicando com outras pessoas!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com o comentário de Nay, a sociedade precisa evoluir e se adaptar aos novos meios, porem não pode esquecer da essência. O Post dos meninos foi muito legal e relata algo atual e muito presente no nosso cotidiano. Parabéns!

    Regina Nunes

    ResponderExcluir