quinta-feira, 15 de abril de 2010

Análise do Significante e Significado no Anúncio do O Boticário



As personagens de histórias infantis, principalmente as de contos de fadas, sempre permaneceram no imaginário popular estabelecendo um contato fantasioso de princesas, príncipes, bruxas, lobos e etc. A propaganda utiliza como recurso persuasivo, vários elementos para se “contar” uma idéia.

Os anúncios publicitários são rodeados de textos e imagens para que a leitura possa acontecer e convencer o leitor. Nesse caso percebi a força da imagem gera signos na mente do cliente gerando significados reais com o seu dia a dia, esse objetivo foi percebido no anuncio da marca O Boticário com o texto: “Era uma vez uma garotinha branca como a neve. Que causava muita inveja não por conhecido sete anões. Mais vários morenos de 1,80 M”.

O grande estudioso Roland Barthes diz que, “Em uma redação publicitária há vários significantes para produzir um significado, ou até mais de um, dependendo dos signos utilizados. Barthes (1988, p. 39)”.

Podemos verificar no anuncio que a significação da imagem é intencional, a imagem implícita de uma bela jovem, muito sensual, mais que ao observarmos bem, percebemos uma sutil delicadeza, vemos então o significante (mulher Branca de Neve, que só entendemos quando lemos o texto.), conseguimos chegar no significado ( uma mulher pode ser delicada como a Branca de Neve, mais que ao usar os produtos do Boticário ela pode ser o que quiser, sensual, linda e altamente poderosa ).
Assim, é perceptível no anúncio a forte relação dos significados e significantes, a imagem denotada de uma mulher com o olhar e roupa sensual, atribui um significado real, já o significante, que neste caso, sendo lingüístico, oferecendo um novo significado, apresentando, assim, a figura da personagem Branca de Neve

Artigo por Clécia e Raíssa

19 comentários:

  1. Esse aqui me chamou atenção pela seguinte parte do post "( uma mulher pode ser delicada como a Branca de Neve, mais que ao usar os produtos do Boticário ela pode ser o que quiser, sensual, linda e altamente poderosa )"
    Seja,então PODEROSAS meninaaass..Aposto que o "poderosas" foi idéia da Clécinha hahaha...
    By: Ligia Maria Stansky

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  3. Concordo com Ligia, o poder deve ter sido idéia de Clécia. kkk
    O que mais me chamou atenção, foi a sacada do O Bóticario, em ter usado personagens que fazem parte do universo de toda menina, mas em um momento mais mulher, ou seja, a Branca de Neve deixou de ser imitada pela menina, e na visão Bóticario, passa a ser imitada pela mulher.
    Uma verdadeira releitura da história. Amei

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  5. Concordo com Lígia, o PODEROSAS, foi ideia de Clécia.kkk
    O que eu mais gostei foi a sacada de O Bóticario, ter usado elementos do universo da mulher, mas de uma forma diferenciada, como uma releitura. Antes a menina queria ser a Branca de Neve, porque ela é uma prinscesa, na visão Bóticario e Clécia, a MULHER quer ser a Branca de Neve porque ela é poderosa.
    O mais legal é que a própria campanha faz com que discutamos o significado sem perceber.
    Amei
    Bárbara Leite

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  6. O slogan "Você pode ser o que quiser" presente no anúncio remete diretamente ao primeiro parágrafo do post, onde as meninas identificam que os contos de fada lidam com o imaginário das pessoas. É justamente isso que a Boticário quis fazer nessa peça. Ótima escolha de campanha!
    Carla Martins

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  7. A imagem infantil da Branca de Neve (significante) dando significado a mulher poderosa, fatal, que usa os produtos "O Boticário" e que por causa disso, causa inveja por ter conhecido os vários morenos de 1,80m.

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  8. É verdade quando Bhartes diz: “Em uma redação publicitária há vários significantes para produzir um significado. Dentro do contexto desse anúncio, podemos perceber vários significantes na imagem, como: roupa, maçã, cores, fotografia e outros tantos para se produzir ou obter um significado condizente com o texto que o complementará... Dentre os significados do anúncio, está o tão comentado "PODER" atribuído à mulher que usa os produtos "O Boticário".

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  9. De fato o boticário utilizou bem a intencional significação da imagem,trazendo uma personagem infantil,q ganha uma nova caracteristica apartir do momento,q as meninas cresceram,ou seja, se tornaram "bela jovem, muito sensual",ou como dito por Clé(rs) "Poderosas",onde é feita uma nova leitura dos contos de fadas por meio da peça.
    Rayssa Palitot

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  10. A pureza dessa Branca de Neve fica bem comprometida por causa desse olhar fatal.E esta maça (significante) nos traz à lembrança aquela tentadora proposta (da bruxa/serpente) que a mulher recebe desde os tempos de Eva.
    ótimo anúncio. Parabéns pela escolha, garotas!
    Ana Flávia de Luna

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  11. PEDRO RICARDO RAMOS

    Mostra um período de evolução, onde deixa de ser menina e passa a ser mulher. Até a "Branca de Neve" tem o seu lado mulher.

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  12. Ana carolia paiva6 de maio de 2010 17:30

    Assim como o outro post do anúncio do Boticário, eles iconizam a imagem infantil da Branca de Neve porém não direcionada ao público infantil, mas sim as mulheres que usam os produtos Boticário e por isso tem o poder de sedução.

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  13. A peça mostra de uma forma audaz o poder que o Boticário transmite às mulheres, que através da sedução podem realizar as mais inusitadas fantasias, e que além do poder de sedução tem também poder de domínio sob homens que se acham o lobo mau do conto infantil.
    Mulheres colocando homens na coleira literalmente (kkkk) quanto poder...
    Poder esse resultante da combinação dos produtos Boticário e Mulher.

    Amanda Santos

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  14. Ops postei errado (kkkkkkkkkkkk) esse comentário é para o outro anuncio!!!

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  15. Achei de extremo bom gosto a idéia que foi utilizada para a composição do anuncio. Acho que toda menina mesmo depois que se torna mulher continua tendo algo das princesas dos contos de fada. Isso faz com que elas sintam vontade de usar o produto sendo sensuais de maneira sutil e não vulgar.

    Regina Nunes

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  16. Interessante como a imagem da mulher fatal, com seus "apetrechos" (maça, tiarinha, roupa de manguinha fofinha) nos remete à pureza, simplicidade e beleza da Branca de Neve que conhecemos nos contos de fada.

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  17. QUEM PRODUZIU ESSE ANUNCIO??

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  18. Ninguém reparou no erro gramatical na conclusão? A troca do "mas" por "mais" um erro desses faz com que a credibilidade do texto seja dúbia, em minha opinião.

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