quinta-feira, 29 de abril de 2010

Simples Assim...




Apesar de usarmos o slogan da Oi “simples assim”, não é dela que iremos falar. Na verdade escolhemos um assunto um tanto confuso na cabeça de muitos. As relações paradigmáticas e sintagmáticas muitas vezes não conseguem ser de fácil interpretação. Isso por que parece que quando crescemos as coisas sempre se tornam mais complicadas e difíceis. Fazendo uma pesquisa entre os grandes estudiosos que abordam o assunto chegamos à conclusão que a relação paradigmática trata da escolha e da seleção dos termos, enquanto a relação sintagmática trata da combinação dos mesmos.
Entendeu? É simples assim. Essas relações já estão presentes em nossas vidas desde a infância e de uma forma bem pratica, como por exemplo, nos jogos acima. Quem nunca brincou com um joguinho de escolher letras para combinar palavras? Ou brincou com uma seleção de palavras para formar frases? Esse é um exemplo simples de como usar essa relação entre paradigma e sintagma. Se você ainda não compreendeu volte alguns anos e experimente os joguinhos. A idéia aqui não é a de transformar um assunto serio em brincadeira, mais de tornar através de uma brincadeira um assunto complexo em algo SIMPLES ASSIM.

Artigo por Regina Nunes e Nayanne Echlin.

2 comentários:

  1. Se você tivesse me dito antes que era tão SIMPLES ASSIM , eu nem teria quebrado tanto a minha cabeça p enteder o assunto. Mto bom, de forma simples e clara vocês conseguiram transmitir o que queriam passar.

    Que orgulho. Minhas amigas!

    ResponderExcluir
  2. AMANDA SANTOS

    A relacao paradigmatica e sintagmatica esta presente no nosso dia a dia, em uma sequencia logica, desde a combinacao da roupa que escolhemos para sair de casa a todas as decisoes que sao tomadas durante o todo o dia.
    Adorei o joguinho...

    ResponderExcluir