quarta-feira, 14 de abril de 2010

Significante e significado na embalagem do amaciante fofo


Slogan: “Roupas fofinhas e perfumadas com carinho”

Primeiro é bom esclarecer que o significante é aquilo que é perceptível, expressado, ou seja, é tudo aquilo que realmente vemos e percebemos já o significado é a parte inteligível, de conteúdo, ou seja, é todo o conteúdo que a mensagem quer transmitir, logo vai variar de pessoa a pessoa, visto que, cada um vai interpretar a mensagem de uma forma diferente, normalmente com uma co-relação entre as opiniões.

Em relação ao significante podemos observar que a embalagem é em formato retangular, porém com as bordas arredondadas, a arte e informações adicionais encontram-se colados no centro da embalagem com um papel adesivo e brilhante, nele está contido um desenho de um ursinho de pelúcia de braços abertos e com um rostinho feliz, com uma expressão de carinho. O plano de fundo está em tons de azul com flores e corações coloridos. O texto é composto por todas as informações obrigatórias à embalagem, dispostas nas laterais inferiores da mesma, e na vertical nas extremidades da arte. O código de barras aparece no centro inferior da mesma e o slogan aparece em cima do mesmo, em letras e tamanhos diferenciados, onde está escrito: “Roupas fofinhas e perfumadas com carinho”. A marca aparece em destaque no centro da embalagem, com fonte, tamanho e formato diferentes dos demais textos.
Em relação ao significado podemos perceber que toda a imagem tenta transmitir uma visão de algo fofinho, pois tanto o ursinho quanto as flores e corações remetem a algo fofo, dessa forma reforçando a marca. Além disto, as cores utilizadas são coloridas e alegres, mas não são utilizadas de forma forte. O ursinho está em destaque, com um rosto meigo e com os braços estendidos, dando vontade de apertá-lo e sentir quão fofo ele é, também remete a criança, visto que é um brinquedo infantil cuja característica é ser fofo para ser apertado, associando assim que o produto pode ser utilizado nas roupas infantis, deixando-as tão fofinhas como o ursinho. Todo o texto e código de barras são uma linguagem obrigatória, por isso neste post vamos nos concentrar apenas no slogan: “Roupas fofinhas e perfumadas com carinho”, cujas palavras ROUPAS, FOFINHAS e PERFUMADAS, sendo utilizada no plural passa a idéia de que todas as roupas, sem exceção ficarão fofas e com perfume. A utilização da palavra CARINHO além de também passar uma mensagem delicada, casando com toda a imagem, também reforma algo que a mãe dedica a família e tudo que diz respeito a ela, como as roupas utilizadas diariamente.

Artigo por: Dameliza e Bárbara

8 comentários:

  1. Este post tá bastante conciso em sua explicação, de forma a fazer qualquer pessoa mesmo leiga no assunto a entender.
    Muito bom mesmo!!!
    Dameliza Rafaela :)

    ResponderExcluir
  2. O post fez uma análise bem minuciosa acerca das características que compõem o significante e consequente significado da embalagem FOFO. Como complemento, a cor azul, além de ter sido empregada como plano de fundo do rótulo da embalagem, também foi utilizada como principal coloração na embalagem como um todo, dando um caráter de unicidade à peça e dando a ideia de "fofura" o tempo todo. Parabéns pela análise!
    Carla Martins

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo, analise detalhada de todos atributos da embalagem, gerando um entendimento completo.. Parabens Balálá

    ResponderExcluir
  4. De forma bem detalhada foi descrita o significante e o significado existente na peça.
    Muito boa tb a obs em relação ao slogan,foi analisado individualmente cada palavra q o compõe.
    Rayssa Palitot

    ResponderExcluir
  5. Esse post tá uma fofura!!!
    Desde criança sonho em ter esse ursinho :)
    Parabéns pela rica e detalhada análise!
    Ana Flávia de Luna

    ResponderExcluir
  6. PEDRO RICARDO RAMOS

    Esse ursinho já está fixado na cabeça de todos nós. Todo mundo assimila logo a marca Fofo. Outro exemplo que podemos citar é o Jacaré da marca Lacoste. É fácil assimilar.

    ResponderExcluir
  7. Adoooro amaciante fofo...
    Realmente tudo se torna fofo, o complemento significante está perceptível, com florzinhas, coraçãozinho,ursinho carinhoso e fofo.

    Amanda Santos

    ResponderExcluir
  8. A análise está minuciosa e de fácil interpretação. As meninas conseguiram passar de forma simples e clara o significado e significante contido na embalagem do amaciante fofo. Parabéns!!!

    Regina Nunes

    ResponderExcluir