quarta-feira, 14 de abril de 2010

Estudo diacrônico no desenvolvimento de embalagens


A diacronia diz respeito às evoluções e, consequentemente, à substituição de um elemento por outro de maneira lenta e gradual. No caso das embalagens, a relação diacrônica está intimamente ligada ao processo de evolução da tecnologia, visto que, por conta desta, ocorre o aperfeiçoamento dos tipos de embalagens conforme as necessidades dos consumidores.
“A história da embalagem no Brasil vai do simples barril de mantimentos no século XIX e mera condição contentora evoluindo aos substratos e equipamentos de ultima geração, resultados de pesquisa e desenvolvimento em todos os elos da cadeia. Sem falar no premiado design, reconhecido mundialmente.”
Um exemplo da evolução do design de uma embalagem está no Leite Moça, que podemos ver as diversas sincronias de cada ano, mas ao se analisar todos os anos juntos podemos perceber a diacronia entre elas.

Para Saussure, o sincrônico prevalece sobre o diacrônico pois a massa apenas percebe o que está sendo utilizado naquele momento e a mudança, por ser gradual, passa despercebida. Exemplo disso, é “um levantamento de algumas embalagens antigas e de suas histórias, verificou que, em muitos casos, elas têm na verdade sofrido diversas modificações ao longo do tempo, mas tão sutis que passam despercebidas aos olhos do consumidor.”

A embalagem é um aspecto muito importante de um produto, pois, além de ser desenvolvida apropriadamente para o mantimento e o transporte do produto, é ela quem vai estar no momento de decisão da compra e é ela quem vai exprimir o apelo final ao consumidor.

Artigo por Carla Martins

11 comentários:

  1. Gostei muito do que a Carla escreveu a respeito das embalagens. É fato, que elas estão mudando para se adaptar ao consumidor e se modernizando, afinal cada dia que passa surge novas coisas mais modernas e as embalagens não podem ficar pra trás.
    By: Ligia Maria Stansky

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  2. Muito interessante a análise feita por Carla, sobre sincronia e diacronia do Leite Moça.
    Observar as mudanças das embalagens e compará-las com o modelo atual, faz com que se perceba tamanha importância da necessidade que há em se manter lado a lado com a evolução do tempo.
    Dameliza Rafaela!

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  3. Muito interessante mesmo, principalmente porque o leite condençado moça esta fazendo as embalagens comemorativas, e podemos ver na prática, o que Carla nos diz.
    Então, todos para o supermercado, fazer estudo de caso. kkk
    Bárbara Leite

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  4. É como o outro post em relação a imagem do produto... Além de tudo, o consumidor busca uma boa imagem do produto (tanto em relação ao seu design quanto a qualidade que aquele produto representa) e o Leite Moça é um exemplo disso, uma evolução para melhor desempenho nas vendas e o diferencial em relação a concorrência, já que foi a marca pioneira no que diz respeito a modificação das embalagens.

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  5. Perfeito a análise sobre a diacronia da estética da embalagem produto Leite Moça, até porque esse foi o único post que se submeteu a essa análise... Muito bem pensado! Pois é a embalagem o principal veículo de se propagar o seu conteúdo... então essa análise diacrônica das embalagens do Leite Moça, é a perfeita evolução da manutenção do envólucro daquilo que é mais precioso... O LEITE MOÇA rsrsrs... brincadeira! Claro que é do produto .

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  6. Evolução, adaptação e segmentação percebo que tudo isso esta totalmente ligado, uma teia semantica. Evoluir para se adaptar e atender a necessidade do mercado, a linguagem é isso, ela vai mudando para dinamizar a coisa. e não seria diferente com a linguagem das marcas e produtos, muito massa CARLA.

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  7. Apesar de o conceito de Diacronia ter sido estudado por Saussure em relação à língua, acredito que possa ser aplicado a outras situações como essa da evolução da embalagem.
    Parabéns, Carla. Boa idéia!
    Ana Flávia de Luna

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  8. PEDRO RICARDO RAMOS

    Na minha concepção, não teve uma mudança drástica na embalagem do Leite Moça. A mudança da marca foi de uma forma natural, sem fazer com que ela perca a sua identidade.

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  9. A embalagem sem dúvida nenhuma, é o que mais chama atenção em um produto. Lógico que as qualidades e conteúdo, são os motivos da escolha de um consumidor. Porém existem pessoas que compram produtos apenas pela beleza da embalagem, ou porque achou legal, ou com design diferente. Eu particulamente, acho facinante estudar, e relembrar as embalagens antigas de tantos produtos que consumimos até hoje, que em algumas datas comemorativas, voltam a ser fabricadas de uma forma mais moderna (é lógico) mas com a mesma "cara" de antigamente.

    Parabéns Carla, adorei o seu artigo ;D

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  10. AMANDA SANTOS

    Esse estudo me fez lembrar da evolucao da Marca.
    A marca variava, dependendo do lugar - "Milkmaid" (EUA), "La Laitère" (França), "La Lechera" (Espanha), em todos esses casos significando sempre "vendedora de leite". Ou, apenas, "Condended Milk - Milkmaid brand". Assim chegou ao Brasil. Em 22 de janeiro de 1890. A dificuldade em pronunciar o nome acabou levando o povo a chamá-lo só de "a lata da mocinha" - referência óbvia à ilustração da camponesa.Quando começou a ser fabricado aqui, era "Leite Condensado Marca Moça". Depois, "Leite Condensado Moça". Mais um pouco, "Moça - leite condensado". Acabou sendo, apenas, "Moça".

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  11. A evolução das embalagens é realmente necessária a medida em que as coisas vão evoluindo. È perceptível que a embalagem dos produtos deixou de ser apenas uma maneira de guardar e manter os produtos, ela na verdade passou a ser uma forte ferramenta de marketing dentro do processo publicitário, e através do seu designer têm conquistado cada vez mais a preferência dos consumidores.

    Regina Nunes

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