quinta-feira, 15 de abril de 2010

Diacronia da evolução do café



No mundo árabe, quando se queria tomar uma café todos pediam um QUAHWAH, cujo o significado quer dizer força e vigor. Posteriormente os turcos e outros orientais passaram a pedir um CABEUH, cuja palavra adaptou-se ao francês, sendo assim, no francês, italiano e espanhol para se tomar aquele cafezinho depois do almoço podia-se um CAFÉ, em inglês pedia um COFFEE, em alemão um KAFFE. Hoje em dia e em todo mundo Diacronicamente falando, a palavra CAFÉ passou pelo seu último estágio evolutivo e agora todos pedem PETINHO.
Café PETINHO, o café brasileiro mais consumido em todo o mundo, em 2009 foi o café brasileiro mais exportado!

Neste texto a diacronia esta representada através da evolução da palavra CAFÉ com o passar dos tempos nas variadas nacionalidades. A sincronia aparece no fim do texto, representada pela palavra PETINHO que de acordo com a sincronia representa a palavra em determinado momento do sistema linguístico.

Artigo por Danilo Paredes Cunha Lima

12 comentários:

  1. Geeeeeenteeeee, AAAADOOOOREEEEIII..aprendi a falar "café" em outras linguas também xD
    Gostei muuuito desse..hehehehe
    BY: Ligia Maria Stansky

    ResponderExcluir
  2. Este artigo ficou bem bolado, adorei aprender outras formas de pedir aquele cafézinho! rsrsrsrs
    Além do que, explicou de forma simples e direta sobre diacronia e consequentemente sobre sincronia
    Parabéns!
    Dameliza Rafaela :)

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto, está bem conciso e de fácil entendimento. Concordo com as meninas, também aprendi a pedir café em outras partes do mundo.kkk
    Além disso, o texto traz os exemplos de evolução, o que é muito bacana.
    Bárbara Leite

    ResponderExcluir
  4. Adoreii.. eu particulamente nao gosto de café, mais é interessante saber que o café surgiu da lingua árabe. muito bom gostei. Clécia Chris.

    ResponderExcluir
  5. Adoreiiii....eu particulamente nao gosto de café, mais é interessante que a palavra café veio da lingua Árabe..CléciA Christina

    ResponderExcluir
  6. de forma clara e simples foi colocada a diacronia e a sincronia no texto...
    e assim como as minhas amigas tb acrescentei ao meu vocabulário novas forma de pedir um café(minha gastrite agradece =x,hauhauhaua...).
    Rayssa Palitot

    ResponderExcluir
  7. Gostei do estudo diacrônico da palavra "Café", para que hoje, no mundo todo (até parece sensacionalismo, mas verdade), possamos pedir o melhor café, - o "Café Petinho".
    E o café mais pedido no mundo é produto genuinamente brasileiro, e mais ainda... nordestino! Do Estado vizinho ao nosso... Pernambuco está com crédito hein Bárbara! rsrs...

    ResponderExcluir
  8. Ana carolina paiva6 de maio de 2010 às 17:01

    gostei muito, texto muito conciso e direto, de facil entendimento, claro e obejtivo.

    ResponderExcluir
  9. Fascinante!Me dá um sentimento desbravador. Quem não pensou em ir agora mesmo pesquisar no google a diacronia de cada palavra que vem a cabeça.

    ResponderExcluir
  10. Fantástico! e assim vai sendo a evolução das palavrsa, muito interessante são as histórias que estão por trás de cada uma das palavras citadas!

    ResponderExcluir
  11. Muiiiiito bom mesmo o texto do Danilo. Simples, pequeno, porém de facil compreensão ;D
    Engraçado como as palavras são modificadas, ou talvez modernizadas com o passar dos tempos. Fico imaginando como será daqui alguns anos, como será que irá se chamar o PRETINHO? ;D

    ResponderExcluir
  12. Muito bommmm mesmo o Post. Em breves palavras conseguiu transmitir bem o processo diacrônico e sincrônico além de nos transmitir novos conhecimentos para enriquecer o vocabulário.

    Regina Nunes

    ResponderExcluir