quinta-feira, 15 de abril de 2010

 Análise do anúncio do “O Boticário” sob a ótica saussureana


O presente post expõe uma análise das relações acerca dos signos lingüísticos sob a ótica de Jakobson. Adotamos como objeto de estudo um anúncio da marca O Boticário veiculado em 2005, pertencente a uma campanha do mesmo segmento icônico.
Na propaganda, as palavras tendem a expressar um sentido que muitas vezes é complementado pelas imagens dos anúncios, outras vezes, é o texto que completa o sentido da imagem, descrevendo o que Saussure e Barthes chamam de significante e significado. Dentro desse contexto, para uma criação publicitária, há vários significantes para se produzir um significado desejado. Sendo assim, não se esgota a união significante e significado.
No anúncio analisado, é perceptível a relação dos significados e significantes no contexto icônico representados na imagem e complementada pelo texto.
Na peça há uma sequência de palavras para dar o contexto e sentido da idéia criativa, que é através do personagem mítico da história infantil, mais precisamente dos contos de fadas.
Na frase “Use O Boticário e ponha o Lobo Mau na coleira” tem-se uma relação sintagmática que oferece suporte à imagem (a figura do personagem Chapeuzinho Vermelho). Quem é o Lobo Mau nesta história? Não há evidência deste personagem. Em um sentido conotativo, há a percepção de este lobo ser o próprio homem, evidenciando assim a submissão masculina diante da mulher que utiliza os produtos da marca O Boticário. Esta percepção só é possível devido ao eixo paradigmático, que permite fazer associações, numa espécie de “banco de reservas”.

Artigo por Lígia, Ricardo e Joel

15 comentários:

  1. Achei muito criativo da parte do "O Boticário" usar o conto de fadas nessa campanha. E realmente o lobo mau é o homeme..hauhauhua Sem mais delongas eu goste desse tamnbém xD
    by: Ligia Maria Stansky

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  2. Trabalhou muito bem os aspectos significado e significante, tendo ainda a abordagem do paradigmático, que por sua vez, destaca bem a relação entre o jogo das associações, do uso adequado das palavras.
    Dameliza Rafaela :)

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  3. É engraçado como a propaganda, em uma simples imagem de uma menina com um gorro vermelho e uma pequena frase consegue fazer com que pensamos tantas coisas. Em nenhum momento há uma explicação direta do que se está querendo dizer, mas todas nós direcionamos os pensamentos para o mesmo foco. Se esse direcionamento de pensamentos ocorre da forma esperada é porque a peça atingiu o objetivo e será absorvida de forma satisfatória pelo público-alvo.
    Carla Martins

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. O texto complementa a imagem da "Chapeuzinho Vermelho" motivando as mulheres a usarem produtos "O Boticário" pois é a forma de domar o "Lobo Mau" (o homem) e colocá-lo na coleira.

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  6. Meu comentário é um pouco suspeito e tendencioso... pois adorei essa peça! Numa campanha inteira com personagens míticos que nos direcionam a algum lugar no obscuro sentimento nostálgico, remetendo-nos a uma infância "recente", que por sua imagem lembra-nos do conto de fada da Chapeuzinho Vermelho e que inserida na peça em questão confere à mulher um status da própria "chapeuzinho", que é identificada logo de cara pelo gorro vermelho e pelo seu batom escarlate, o que transfere à mulher "poder e sedução" de pôr qualquer lobo "homem" na coleira... lógico, que com os produtos dessa linha do Boticário.

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  7. Ricardo como sempre arrsasando com as palavras,muito bem colocadas, adorei muito interessante..de vez enquando coloco uns lobos na coleira rsrss.. bjus

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  8. Ricardo como sempre arrsasando com as palavras,muito bem colocadas, adorei muito interessante..de vez enquando coloco uns lobos na coleira rsrss.. bjus

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  9. Muito legal a analise feita do anuncio, o jogo de tirar o personagem 'bonzinho e bobinho'e coloca-lo em posição de atitude e dono da situação é fantastico,gostei muito.

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  10. Trazendo a mente a personagem infantil "chapeuzinho vermelho",o boticário dá uma nova cara a história,qdo altera a caracteristica do "lobo mau" para a de um homem(entendido pelo texto) e com isso a "chapeuzinho",q na imagem já é uma mulher,ao utilizar produtos da linha irá seduzi-lo e domina-lo.
    Muito boooomm...tanto a peça qdo o texto.
    O boticário utilizou de forma criativa os pernonagens míticos.
    Rayssa Palitot

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  11. PEDRO RICARDO RAMOS

    Anúncio bastante inteligente, que tem o significado de mostrar que usando o perfume da marca O Boticário, você será uma mulher mais demonadora, mais "poderosa", de certa forma.

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  12. Ana carolina paiva6 de maio de 2010 às 17:09

    o texto mostra que os produtos da boticário, passa um certo poder para a mulher,atribuindo poder a marca,adoreii o texto, super bem feito claro foi meu amigo joel ne gente?! rsrsrs

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  13. A peça mostra de uma forma audaz o poder que o Boticário transmite às mulheres, que através da sedução podem realizar as mais inusitadas fantasias, e que além do poder de sedução tem também poder de domínio sob homens que se acham o lobo mau do conto infantil.
    Mulheres colocando homens na coleira literalmente (kkkk) quanto poder...
    Poder esse resultante da combinação dos produtos Boticário e Mulher.

    Amanda Santos!

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  14. O Boticário foi muito inteligente em fazer uso de personagens que são tão marcantes na mente dos consumidores. Acredito que a idéia não foi apenas de ter o homem na coleira, mas de principalmente mostrar o lado independente que as mulheres vem conquistando, elas cada vez mais estão donas de suas próprias vidas e prontas para tomarem decisões tanto quanto os homens.

    Regina Nunes
    Regina

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  15. Olá,vi que esse anuncio foi vinculado no ano de 2005 gostaria de saber onde(revistas,jornais,tv...)estou fazendo um trabalho sobre intextualidade e gostaria muito de usar essas imagens.ninha0708@gmail.com

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