terça-feira, 1 de junho de 2010

Slogans Marcas de Telefonia Móvel - Resultados


Quando analisamos slogans, temos que fazê-lo de modo a avaliar a praticidade, funcionalidade, poder de memorização e associação que o mesmo tem em relação à marca. Além disso, é sempre bom procurar saber se o público alvo percebe esta forma de identificação de maneira adequada com a que a marca deseja passar.
Ao escolhermos os slogans de telefonia móvel percebemos que todas elas são concisas e de fácil memorização, a mais longa possui 5 palavras, e nenhuma fala diretamente dos serviços prestados, mas sim nas vantagens que você tem ao adquirir ou contratar a empresa/operadora.
Fazendo uma breve comparação dos cinco slogans escolhidos podemos perceber que, tanto os slogans da Claro quanto a da TIM tentam exaltar seu público-alvo, colocando-o numa posição de poder (CLARO: A vida na sua mão; TIM: Você sem fronteira), o da Nextel, tenta exaltar o público-alvo integrando-o a um clube, quase como um convidado (NEXTEL: Bem vindo ao clube), os slogans da OI e da Vivo, tentam mostra as vantagens dos seus serviços, sejam pela simplicidade ou pela qualidade (OI: Simples assim; VIVO:Sinal de qualidade).
Outro ponto interessante é que como se trata de um serviço de uso constante, necessário e que os usuários conhecem bem, tanto sua operadora quanto as concorrentes, a maioria das pessoas leva em consideração a operadora e não apenas o slogan, por isso é muito comum vermos piadas e criticas associada à operadora, como podemos ver nos comentários da enquete da postada neste blog anteriormente.

Post escrito por Bárbara e Dameliza

8 comentários:

  1. Outro ponto interessante que faltou ser citado é que, como as pessoas conhecem bem o serviço, aproveitam o slogan para fazer piadas com a marca, ou criticas em cima da marca, como as da enquete "como se a oi fosse simples", por exemplo.

    Bárbara Leite

    ResponderExcluir
  2. Ligia Stansky

    Muito interessantes os slogans da telefonia movel por ressaltar a qualidade da vivo - VIVO:Sinal de qualidade, na minha opinião não há sinal pelo menos ainda, pq na verdade é a TIM que pega em todos, sim, TODOS os lugaresm por isso "TIM- VOCÊ SEM FRONTEIRAS". E a OI..bem, realmente não é nada simples..hahahaha

    ResponderExcluir
  3. PEDRO RICARDO RAMOS

    Acho bem legal a estrutura de cada.

    Bem objetivas.

    Porém, nenhuma delas é isso que está no slogan.

    kkkkk

    ResponderExcluir
  4. O mais interessante é que as pessoas não conseguem analisar um slogan somente em sua essência, precisam comparar com o serviço de cada operadora. Assim, o trabalho de criação de um slogan fica mais árduo porque você tem que criar algo que irá entregar, se não vira propaganda enganosa.
    Carla Martins

    ResponderExcluir
  5. Por mais que se tenha um slogan tido como "perfeito" de nada adianta se ele não corresponder a altura.
    Não prometa o que não pode cumprir, sabemos que promessa é dívida e dívidas serão cobradas mais a adiante.

    ResponderExcluir
  6. As analise apresentadas pela dupla foi muito bem feita e o na parte " todas elas são concisas e de fácil memorização, a mais longa possui 5 palavras" elas repararam bem esse detalhe,q para as operadoras fazem toda a diferença.

    ResponderExcluir
  7. Interessante que a única operadora que cita algo relacionado a telefonia é a VIVO (Sinal de qualidade). O da TIM, Claro e Oi são muito bem construídos; slogans curtos e de grande impacto.

    ResponderExcluir
  8. Concordo totalmente com minha amigas quando elas comentam que é preciso analisar a praticidade, funcionalidade, poder de memorização e associação. se a OI fosse realmente simples assim.... o slogan seria prefeito.... mas como não corresponde ao que diz.... fico com a TIM ela realmente me deixa sem fronteiras.

    Regina Nunes

    ResponderExcluir