terça-feira, 1 de junho de 2010

Slogans Marcas de Xampu - Resultados


Uma análise nos slogans da categoria de xampus nos permite perceber o quão eficaz pode ser um slogan, mas não necessariamente ser esse ícone que traz o sucesso de um produto. Foram analisados os seguintes slogans “A vida não pode esperar” de Seda, “A real beleza” de Dove, “Cuide-se” de Garnier Fructis e “Viva sua natureza” de Natura Ekos.
Em uma análise mais técnica percebe-se que são utilizados os campos semânticos da beleza, da vida e direcionados ao cliente. São slogans curtos e diretos, que dão margem para várias interpretações diferentes, sem utilizar rimas, jogos de palavras ou repetições. Consegue-se distinguir dois posicionamentos diferentes em relação a eles. Nos slogans de Dove e Garnier é a exaltação a beleza, pois beleza dos cabelos é o que se procura com a utilização do produto e então os slogans direcionam para o que ele pode exaltar ( A real beleza) e o que você deve fazer para conseguir obtê-la (Cuide-se). Já nos slogans de Seda e Natura Ekos é a valorização da vida, pois os slogans procuram algo além da beleza que o produto pode proporcionar que é a felicidade na vida. Eles induzem que ao utilizar o produto você estará vivendo melhor.
Já a análise mais emocional nos proporcionou, pela contabilização dos votos no blog, diferentes pontos de vista acerca desses slogans. “Cuide-se” foi o mais votado com 7 votos, e na maioria dos comentários foi pelo fato de ele ser curto e “direto, impactante, criativo e o menos confuso possível” (Rafael). “A real beleza” ficou em segundo lugar com 4 votos, destacando para a sensação natural que o slogan proporciona. Já os slogans de Seda e Natura Ekos tiveram apenas um voto cada, não sendo lembrados por muita gente.
O mais interessante disso tudo é que Seda é líder absoluta o segmento de produtos para cabelo, com aproximadamente 25% de participação de mercado, enquanto o segundo lugar tem apenas 6%. E ninguém nem lembra direito de seu slogan!
A partir disso é importante lembrar que o slogan é sim uma das mais importantes ferramentas de comunicação de uma marca, mas que não é tudo! Um produto ou marca são bem sucedidos por conta de todo o seu esforço de comunicação, e isso envolve todo o composto de marketing (aqueles famosos P´s) que devem estar todos em sintonia e bem interligados. Só assim, o sucesso do profissional de comunicação estará garantido.

Post escrito por Carla Martins

8 comentários:

  1. Muito interessante o final do post, realmente a seda é a marca mais consumida, mas tem o slogan pouco lembrado, é importante perceber que outro fatores tem grande poder de influência.
    Bárbara Leite

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  2. Ligia Stansky

    Acredito que a SEDA vende mais pq ela tem shampoo pra tudo quanto é cabelo..é a linha que lança cada dia um novo shampoo diferente..e toda a publicidade que ela faz leva ela a esse topo de vendas.

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  3. PEDRO RICARDO RAMOS

    A variedade de produtos é que torna a Seda forte.

    Seu slogan realmente é pouco falado

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  4. Nunca tinha parado para pensar no fato de que o slogan é importante porém não é só dele que se vive uma marca, exemplo vivo disso é a própria Seda, que me surpreendeu bastante por ser muito consumido, ter seu slogan tão pouco conhecido.
    É como alguns colegas citaram anteriormente é tanta variedade que a Seda oferece juntamente com o bombardeio de propaganda que eles investem que o que fica na mente do consumidor nada mais nada menos é que a própria marca SEDA.

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  5. O slogan da seda é pouco lembrado, entretanto a imagem da marca é muito forte na mente do consumidor, logo tem o sucesso visto por todos nós.
    post fantastico, Carla, gosto muito da sua escrita!!\o

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  6. Interessante a análise em relação a questão sucesso de vendas x sucesso do slogan,mostra que por mais criativo e mágico seja o slogan, não será por causa dele que a empresa irá levar aos céus o seu índice de vendas,pois para conquistar os clientes é preciso envolver muitas outras estratégias de comunicação em torno do produto.

    HELTON

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  7. O conceito passado pelos slogans de xampu são bem semelhantes aos dos cosméticos, portanto os slogans comunicam de acordo com o seu ramo de atividade exercendo um sentido específico e adequado.

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  8. Muito bom e importante esse post. Nos faz refletir sobre como o conjunto é mais valioso que o individual. É realmente necessário muito planejamento e estratégia para a construção de uma boa marca. Mas como estamos falando aqui na importância dos slogans acredito que a seda deveria pensar em um novo slogan que pudesse dar mais credibilidade ao produto que é um dos lideres de vendas.

    Regina Nunes

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