sexta-feira, 4 de junho de 2010

Slogans Marcas de Construtoras - Resultados


A compra da casa própria é a realização de um sonho, uma decisão assaz relevante na vida da maioria das pessoas.
Trata-se de um passo decisivo, tomado, muitas vezes, após a definição de um planejamento de médio ou longo prazo que poderá mudar, completamente, a história de toda uma família. Cientes da complexidade do tema e da importância dos slogans para fixar o produto na mente do consumidor, as agências acabam ousando pouco e usando “palavras clichês”, que fazem parte do repertório ordinário das pessoas. Nesses casos, o que, aparentemente, se tenta fazer é emocionar o consumidor a partir de elementos intangíveis da retórica do texto. Palavras como sonho, felicidade, viver melhor, viver bem, que cumprem satisfatoriamente esse papel, fundamentam, como se fossem uma fórmula pronta, a Publicidade na representação platônica do cotidiano. Não que esse raciocínio seja errado, mas pensando assim, detalhes que fazem toda a diferença acabam passando despercebidos. Talvez por falta de familiaridade com determinados segmentos, nesse caso específico, com o universo da construção civil, as agências deixem de lado palavras tão ricas que, justamente, por serem pouco usadas, proporcionariam um impacto muito maior. Afinal, o slogan deve emocionar, mas deve também ter personalidade, credibilidade, além de identificar o que anuncia como algo relevante e pertinente.
Considerando todos esses pontos, a Tecnisa, foi a marca que trabalhou melhor o seu campo semântico, utilizando elementos próprios do segmento para criar um jogo de palavras sagaz, criativo e inteligente. O fato de ser “mais construtora por m2” já traz implícito o ideal de confiança, solidez, felicidade, sonhos, enfim tudo que se busca quando o desejo é comprar um imóvel. O m2 é a unidade de medida utilizada para áreas. Apartamentos, terrenos, imóveis em geral são avaliados e vendidos de acordo com a área que possuem. Diz-se de um determinado ponto de Nova Iorque: “A Times Square é o m2 mais caro do mundo”.
Assim, fica fácil perceber que uma construtora que é “mais construtora por m2” é, também, a mais sólida, honesta, segura, a empresa que melhor satisfará os desejos daqueles que não estão em busca, apenas, de um imóvel qualquer para morar, mas da realização de um sonho. Quiçá, o maior deles!

Post escrito por Amanda e Giovanna

10 comentários:

  1. Muito bem colocada a questão sobre as frases clichês, que nós publicitários frequentemente usamos, afim de mexer com o emocional dos consumidores. Acabamos deixando de lado a ousadia de novas idéias e a Tecnisa fez isso muito bem!
    Parabéns pelo Post Amanda e Giovanna!!!

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  2. PEDRO RICARDO RAMOS

    Massa.

    A Tecnisa pra mim foi a que explorou melhor o seu slogan.

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  3. Muito interessante mesmo, além de explicar muito bem a construções e utilizações dos slogans e suas palavras mágicas, fizeram uma explanação bem legal da tecnisa,depois da leituca começa a passar mesmo toda essa imagem de segurança, mais por m².
    Bárbara Leite

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  4. Maravilho o estudo..

    interessante saber que existem varios slogam que focam no bem estar e comodidade do cliente

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  5. Talvez o slogan da Tecnisa tenha mesmo fugido um pouco da "fórmula de slogans para construtoras" e realmente fez toda a diferença acerca de todo o estudo mostrado nesse tópico. Mais solidez, confiança e segurança.

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  6. Concordo com Gio e Mandoka, muito boa a conclusão dos slogans de imobiliárias, parabéns...
    É... realmente é bem clichê a manipulação do campo semântico, das construtoras que se comprometem em concretizar sonhos, em proporcionar felicidades, em garantir um viver bem, uma vida melhor. Já a Tecnisa inova quando deixa implícito o mesmo objetivo ao se auto-afirmar a mais “creditada”, a mais “habilitada” à isso, ao dizer “mais construtora por m2, sem precisar de utilizar-se das palavras chave para isso.

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  7. Achei muito interessante a análise feita pelas meninas. Principalmente porque olhando os comentários pude perceber que as pessoas mudaram suas opiniões em relação aos slogans. Quando comentamos anteriormente nos outros trabalhos, a maioria de nós teve outra escolha em relação aos mesmos slogans, e agora mudou pq passou a concordar com a analise minuciosa feita por elas.
    Fico Feliz em saber que através do estudo, podemos ter concepções diferentes e que estamos abertos para uma nova aprendizagem sempre.

    Regina Nunes

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  8. diante da analise das meninas, fica claro o destaque do slogan da tecnisa, que se diferencia dos outros,passando confiança e segurança para o publico-alvo. Ana Carolina Paiva

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  9. seu blog é muito interesante, irei acompanhar sempre, ele é muito bem explicativo.
    Se for possível, por favor siga o meu blog também.

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  10. MARCOS PAULO LEITE ALVES6 de dezembro de 2011 às 03:42

    ADOREI SEU BLOG, ACHEI MUITO INTERESSANTE, E ESTOU APROVEITANDO O USO PARA NOSSA EMPRESA, PRECISAMOS REALMENTE INOVAR MAIS. OBRIGADO E SUCESSO A TODOS.

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