quarta-feira, 2 de junho de 2010

Slogans Marcas de Cerveja - Resultados


Fazendo uma análise de posicionamento de cada um dos slogans dessas 5 grandes marcas nacionais de cerveja. A intenção é mostrar o posicionamento desses slogans, mostrando o objetivo que cada um quis alcançar:
- KAISER: Começamos pela Kaiser, cuja seu slogan atual é: “Kaiser, essa é gostosa!” Esse slogan apela para o sabor da cerveja Kaiser. As outras não são gostosas ? A Kaiser dá entender que apenas “essa é” (Kaiser) é verdadeiramente gostosa.
- SKOL: “A cerveja que desce redondo”, que foi criado em 2005 por onde permaneceu durante 3 anos sendo o slogan oficial da Skol. Quando falamos a cerveja que desce redondo, entendemos que ela desce fácil, que é gostosa e suave para se tomar.
- ANTARCTICA: O slogan da cerveja Antarctica é “Paixão Nacional”. É simples, pequeno, mas é capaz de abranger muita coisa. É muito mais que uma cerveja, é algo capaz de Ter simpatia de toda uma nação.

- SCHIN: O “Cervejão” ressalta a qualidade da cerveja no sentido aumentativo da palavra. Nossa sociedade tem o hábito de falar no aumentativo tudo que se relaciona a algo bom, que qualidade, ex: “carrão”, “mulherão”, por isso o conceito de o “cervejão” é de fácil entendimento. Ela não é uma “cervejinha”, mas sim um “Cervejão” em todos os sentidos.

- BRAHMA: O Sabor de ser Brahmeiro, é o sabor de tomar algo de qualidade, saboroso, de certa forma até causa um status. O público consumidor não está bebendo apenas a cereja, mas sim utilizando-se de uma marca, por isso o slogan cita “o sabor de ser brahmeiro”. A Brahma por sua vez, para enfatizar este slogan, conta com um grande ícone da música brasileira, conhecido por gostar muito de cerveja, chamado Zeca Pagodinho. Ser “brahmeiro” é um estilo de vida.

Através de um estudo desses 5 slogans classificar que 3 deles priorizam o sabor da cerveja e 2 fazem um apelo maior a marca. Podemos chegar a conclusão de que a Brahma (O sabor de ser brahmeiro), Skol (A cerveja que desce redondo) e a Kaiser (Essa é gostosa) priorizam destacar o sabor da cerveja. A Brahma vai um pouco mais além, pois em seu slogan mostra que ser “brahmeiro” é Ter um estilo de vida diferenciado dos outros. O Sabor de ser Brahmeiro é o sabor de fazer parte de um grupo de pessoas diferenciadas. Já a cervejaria Kaiser, em seu slogan também destaca o sabor de sua cerveja e ao mesmo tempo mostra que ela, a Kaiser, que é gostosa. A Skol apela por um slogan de fácil entendimento e decoração. A Cerveja que desce redondo passa a sensação que a cereja é leve e gostosa, por isso ela desce redondo. A Antarctica por sua vez prefere dar uma maior projeção ao seu slogan, com o “Paixão Nacional” que representa a preferência de uma nacional por uma cerveja. O conceito de Paixão Nacional é abrangente, básico e engloba toda uma nação. A Schin apela pelo imperativo com o seu slogan “Cervejão”, mostrando que a Schin não é uma cervejinha qualquer, mas sim um “Cervejão”. Por fim, todas elas passam mensagens e conceitos diferentes, mas se analisarmos a fundo notamos que a finalidade é sempre a mesma: vender sua marca.


Post escrito por Pedro e Luiz Henrique

8 comentários:

  1. O que eu mais gostei é justamente que, diferente da telefonia, os slogans tem algo que remete ao produto, no caso o sabor, mostrando que cada tipo de produto ou serviço tem que ser criativo em seus slogans mas remeter a mesma coisa, ou seja o sabor.
    pelo menos na maioria dos casos.
    BÁRBARA LEITE

    ResponderExcluir
  2. Os slogans de cerveja tem a informalidade em comum. Todos foram pensados para que as pessoas o lembrem num momento de descontração e com expressões bem espontâneas. Isso é muito favorável para a memorização das marcas.
    Carla Martins

    ResponderExcluir
  3. os slogans de cerveja direcionam o produto,exaltando a marca e seus atributos,super criativos e de fácil repetição.
    Ana Carolina Paiva

    ResponderExcluir
  4. No ramo da cervejaria o que se pode ver é que não falta criatividade, porém é um ramo que não me agrada muito, mas é fato que os slogans ficaram ótimos ao ponto de não conseguir ter um preferencial,aí o critério fica de acordo com a identificação do consumidor mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Como disse antes, o desce redondo me agrada muito, acho que quando cai na mente do publico seja ele consumidor ou não, é sucesso absoluto!

    ResponderExcluir
  6. Gostei das análises, e muito ainda do slogan da Brahma, pois cria uma identidade com o consumidor, que se sente na condição de se conderar "brahmeiro", como foi bem abordado na análise, é um estilo que diferenciam esse público, os "brahmeiros" dos outros. Devo confessar que todos os slogans me cativam bastante... todos merecem sauvas, pois cumprem com seus objetivos enquanto slogans, cada um transmite a essência que os diferenciam dos demais... mais preferir o da Brahma... rsrs

    ResponderExcluir
  7. Esses slogans objetivam mostrar o quão cheio de sabor as cervejas têm, cada um de sua forma. Apenas 2 slogans se diferenciaram abrangendo outros aspectos, não deixando de ter uma boa construção.

    ResponderExcluir
  8. Como já havia comentado anteriormente gosto da "paixão nacional" da Antártica. E concordo com a Carla onde ela comenta que ficaram de facil memorização e foram criados para um momento de descontração.

    Regina Nunes

    ResponderExcluir