quarta-feira, 2 de junho de 2010

Slogans Marcas de Carro - Resultados


Carro é uma paixão mundial, portanto transmitir este conceito em um slogan sem se tornar repetitivo não deve ser uma tarefa fácil. Nos quatro slogans que analisamos podemos perceber o quão diferentes eles são um do outro. Tão diferentes que acreditamos que alguém jamais pensaria que fazem parte do mesmo segmento, e mais, que são slogans de carro. Como podemos notar apenas um deles traz a palavra “carro” em sua composição. O “É carro mesmo” mostra a qualidade do produto e do serviço da Volkswagen, o slogan é de fácil repetição e memorização, portanto não deu outra, já está na boca do povo, se tornou jargão popular e na nossa concepção é o mais forte dos quatro.

Em segundo lugar vem o movidos pela paixão, que como dissemos anteriormente fala desta “fissura” do brasileiro por carros, então aqueles que passam horas lavando, encerando, polindo seus carros e que não deixam ninguém entrar se não baterem os pés e que se o carro sofrer um arranhãozinho ficam deprimidos por dias, ou seja. 90% dos homens, com certeza foram tocados por este slogan. Acreditamos que por isso o “Movidos pela paixão” se torna um slogan de impacto principalmente para o público masculino. O slogan também vem acompanhado por um patrocínio forte ao futebol, que é outra paixão do brasileiro, desta forma nem tem como dar errado.

O “Viva o novo” e “Conte comigo’” não fazem ligação alguma ao segmento, mas mesmo assim são fortes por conta do conceito da campanha. Viver o novo é aproveitar as novidades na vida, é ter um FORD novo, com uma tecnologia inovadora, com inovação em beleza e serviços. E o “Conte comigo” parece de instituição filantrópica, mas o slogan quer mostrar que o cliente pode conta com a Chevrolet sempre, não só em assistência técnica mas também, em assistência social. A Chevrolet é a “fada dos carros” no segmento, a marca contribui com várias instituições carentes e ajuda na reconstrução de cidades destruídas por enchentes.

Cada slogan com sua composição, um mais diferente do outro, trazem conceitos brilhantes.

Post escrito por Joyc, Aylton e Helton

8 comentários:

  1. Gostei da análise do slogan "movidos pela paixão" e concordo com a análise de que os dois últimos slogans poderiam servir para qualquer outro segmento. Porém não acho o "É carro mesmo" tão bom assim e nem que ele já está na boca do povo e virou jargão. Acho apenas que é um slogan bem feito, só isso.
    Carla Martins

    ResponderExcluir
  2. O mais legal é que os slogans são bem independentes uns dos outros, não fazem ligação entre si, um fala de carro, outro de paixão, bem diversificados.
    Bárbara Leite

    ResponderExcluir
  3. concordo com Bárbara, pude perceber que eles não se interligam, são diversificados.
    Ana Carolina Paiva.

    ResponderExcluir
  4. Como para cada tipo de carro existe um público diferenciado, creio que por isso os slogans não são parecidos, porque cada qual tem como objetivo principal cativar seus consumidores em potencial, do que adiantaria fazer um slogan universal(de facil entendimento, cativante...) se nem todos se identificassem a ele? (seja pelo lado financeiro, estético, funcionalidade...)
    Resumindo para cada carro existe uma identidade pessoal que vai se aprofundar mais por meio do slogan.

    ResponderExcluir
  5. Quando um slogan vira jargão é o resultado da eficácia e aceitação do público, e acho bem elaborado o "É carro mesmo", um dos melhores. Cada tipo de carro para cada estilo de vida, consequentemente, cada slogan é criado para atingir o objetivo/público proposto.

    ResponderExcluir
  6. É carro mesmo, o melhor slogam de todos, acretido que as marcas de carro vao mudar o tipo de slogam ao passar do tempo, afinal o Brasil passa a ocupar o 4º lugar de maior consumo desse produto no mundo, batendo a Alemanha!

    ResponderExcluir
  7. Boa percepção na análise dos slogans pelo grupo... pois perceberam o quanto são são diferentes e ainda assim interdependentes entre si pelo segmento. Ao serem analisados em conjunto vemos as diferenças, mas um por cada vez, observamos as semelhanças na sua essência em transmitir seu conceito de marca e do diferencial de cada um...
    Gostei muito do "movidos pela paixão", pois no meu entendimento houve um duplo sentido, na verdade, uma linguagem metafórica em se dizer algo e querer tranmitir outra de intensidade maior. "Movidos pela Paixão", como foi bem analisado pelo grupo, remete ao paixão nacional dos brasileiros por carros, como houve bem a comparação com o futebol, e que são movidos pela paixão em possuí-lo, trocar a cada ano, renovar etc; como também a paixão, transfigurando o "carro" como a paixão que irá transportá-lo ou "movê-lo", duas concepções: uma = da paixão do indivíduo pelo carro, e outra = do carro como paixão, que se move como troca de sentimentos com o seu dono.

    ResponderExcluir
  8. Concordo que os dois Últimos podem servir para qualquer segmento. O slogan "É o carro mesmo" acredito que ainda não tenha virado um jargão tão forte. gosto muito do movidos pela paixão, pois a maioria dos clientes dessa categoria são realmente apaixonados pelo produto.

    Regina Nunes

    ResponderExcluir