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Significado – É perceptível. Trata-se de um conceito, um sentido de um determinado conteúdo;
Significante – É a imagem de forma gráfica + sonora. É entendido no sentido material, físico.
Deste modo, podemos dizer que o signo é uma entidade de duas faces, o significado e o significante estão intimamente ligados, que se interligam reciprocamente quando nos comunicamos. O Significado e o Significante estão interligados em todos os textos, anúncios, conversas, etc.
A palavra “lobo”, por exemplo, é significante do conceito de “grande mamífero carnívoro que habita extensões vastas em regiões do hemisfério norte”. O signo linguístico é a união do significante e do significado (SIGNO = SIGNIFICANTE + SIGNIFICADO).
Qualquer tipo de mercadoria tem o seu valor simbólico, e cabe a nós, futuros publicitários valorizar nossas marcas perante esta sociedade de consumo. Precisamos fazer com que o a sociedade veja determinado produto além de suas finalidades, mas sim como uma marca, um status.
Segundo Jamerson, “A produção das mercadorias é agora um fenômeno cultural , no qual se compram os produtos tanto por sua imagem quanto pelo seu uso imediato.” Esta frase de Frederik Jamerson sintetiza bem o valor que a marca possui para a sociedade consumidora.
A publicidade é uma atividade que manifesta em uma representação racional de uma realidade suposta, embora tenha apelos emocionais. Ela consegue destoar todo o contexto da situação e glorificar e idealizar conceitos, reforçando significações já estabelecidas.
Um exemplo é a moto Harley Davidson. Adquirindo esta mercadoria, você também começa a fazer parte de um grupo, de um estilo de vida. O significado desta marca vai além do produto, chegando ao seu meio social. Podemos citar também a campanha da C&A com a modelo brasileira Gisele Bundchen, que conseguiu fazer com que o público consumidor ligasse a marca de roupas C&A com a famosa modelo brasileira.
Então, podemos chegar a conclusão de que o Significado e o Significante estão bem presentes em nossa sociedade de consumo. Cabe a nós fazer com que as marcas tenham um significado positivo para a sociedade.
Artigo por Pedro Ricardo e Ana Carolina
Atualmente a imagem de marca é extremamente importante, e isso somente é conseguido se o significado que elas exprimem são favoráveis. De nada adianta um produto bom se a marca não é bem quista. É por isso que as empresas têm de estar sempre atentas a todos os aspectos de sua organização e como o seu público reage a eles.
ResponderExcluirCarla Martins
É onde entra a frase: "Diga o que tu usas e eu te direi quem és".. rs. É o atual cenário do mundo consumista e globalizado. "A produção das mercadorias é agora um fenômeno cultural, no qual se compram os produtos tanto por sua imagem quanto pelo seu uso imediato". Um produto sem a combinação desses dois fatores, uma boa imagem e um resultado satisfatório pelo uso, está fadado ao fracasso.
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ResponderExcluirsou suspeita em falar, mais o texto mostra claramente nossa sociedade de consumo e como atribuimos os produtos a mesma,hoje a cada dia a marca precisa de uma nova forma de posicionamento, buscando sempre atingir o seu público da melhor forma possível, matendo o cuidado em expressar o significado da marca de forma clara e concisa.
ResponderExcluirCom uma sociedade voltada cada vez mais para o consumo, é realmente importante valorizar cada vez mais a marca e o que ela tem para agregar.
ResponderExcluirRegina Nunes