![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiP-tIgc5tzmeFWFuSW_1wUe6vN5xayVC9L4DvZJ5GUOBqOrW2Q1K-pfl9hZKOUJCVJehBoY26PUtor6CEL-LbN3yWtz6bxVw0DL37RW3aIXu-HpGVexO8HT2Z4H9PbfpqvJEX1Wru2Mc/s400/img_knauf_vc_construtoras_int.jpg)
A compra da casa própria é a realização de um sonho, uma decisão assaz relevante na vida da maioria das pessoas.
Trata-se de um passo decisivo, tomado, muitas vezes, após a definição de um planejamento de médio ou longo prazo que poderá mudar, completamente, a história de toda uma família. Cientes da complexidade do tema e da importância dos slogans para fixar o produto na mente do consumidor, as agências acabam ousando pouco e usando “palavras clichês”, que fazem parte do repertório ordinário das pessoas. Nesses casos, o que, aparentemente, se tenta fazer é emocionar o consumidor a partir de elementos intangíveis da retórica do texto. Palavras como sonho, felicidade, viver melhor, viver bem, que cumprem satisfatoriamente esse papel, fundamentam, como se fossem uma fórmula pronta, a Publicidade na representação platônica do cotidiano. Não que esse raciocínio seja errado, mas pensando assim, detalhes que fazem toda a diferença acabam passando despercebidos. Talvez por falta de familiaridade com determinados segmentos, nesse caso específico, com o universo da construção civil, as agências deixem de lado palavras tão ricas que, justamente, por serem pouco usadas, proporcionariam um impacto muito maior. Afinal, o slogan deve emocionar, mas deve também ter personalidade, credibilidade, além de identificar o que anuncia como algo relevante e pertinente.
Considerando todos esses pontos, a Tecnisa, foi a marca que trabalhou melhor o seu campo semântico, utilizando elementos próprios do segmento para criar um jogo de palavras sagaz, criativo e inteligente. O fato de ser “mais construtora por m2” já traz implícito o ideal de confiança, solidez, felicidade, sonhos, enfim tudo que se busca quando o desejo é comprar um imóvel. O m2 é a unidade de medida utilizada para áreas. Apartamentos, terrenos, imóveis em geral são avaliados e vendidos de acordo com a área que possuem. Diz-se de um determinado ponto de Nova Iorque: “A Times Square é o m2 mais caro do mundo”.
Assim, fica fácil perceber que uma construtora que é “mais construtora por m2” é, também, a mais sólida, honesta, segura, a empresa que melhor satisfará os desejos daqueles que não estão em busca, apenas, de um imóvel qualquer para morar, mas da realização de um sonho. Quiçá, o maior deles!
Post escrito por Amanda e Giovanna