sexta-feira, 4 de junho de 2010

Slogans Marcas de Construtoras - Resultados


A compra da casa própria é a realização de um sonho, uma decisão assaz relevante na vida da maioria das pessoas.
Trata-se de um passo decisivo, tomado, muitas vezes, após a definição de um planejamento de médio ou longo prazo que poderá mudar, completamente, a história de toda uma família. Cientes da complexidade do tema e da importância dos slogans para fixar o produto na mente do consumidor, as agências acabam ousando pouco e usando “palavras clichês”, que fazem parte do repertório ordinário das pessoas. Nesses casos, o que, aparentemente, se tenta fazer é emocionar o consumidor a partir de elementos intangíveis da retórica do texto. Palavras como sonho, felicidade, viver melhor, viver bem, que cumprem satisfatoriamente esse papel, fundamentam, como se fossem uma fórmula pronta, a Publicidade na representação platônica do cotidiano. Não que esse raciocínio seja errado, mas pensando assim, detalhes que fazem toda a diferença acabam passando despercebidos. Talvez por falta de familiaridade com determinados segmentos, nesse caso específico, com o universo da construção civil, as agências deixem de lado palavras tão ricas que, justamente, por serem pouco usadas, proporcionariam um impacto muito maior. Afinal, o slogan deve emocionar, mas deve também ter personalidade, credibilidade, além de identificar o que anuncia como algo relevante e pertinente.
Considerando todos esses pontos, a Tecnisa, foi a marca que trabalhou melhor o seu campo semântico, utilizando elementos próprios do segmento para criar um jogo de palavras sagaz, criativo e inteligente. O fato de ser “mais construtora por m2” já traz implícito o ideal de confiança, solidez, felicidade, sonhos, enfim tudo que se busca quando o desejo é comprar um imóvel. O m2 é a unidade de medida utilizada para áreas. Apartamentos, terrenos, imóveis em geral são avaliados e vendidos de acordo com a área que possuem. Diz-se de um determinado ponto de Nova Iorque: “A Times Square é o m2 mais caro do mundo”.
Assim, fica fácil perceber que uma construtora que é “mais construtora por m2” é, também, a mais sólida, honesta, segura, a empresa que melhor satisfará os desejos daqueles que não estão em busca, apenas, de um imóvel qualquer para morar, mas da realização de um sonho. Quiçá, o maior deles!

Post escrito por Amanda e Giovanna

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Slogans Marcas de Preservativos - Resultados


Analisando os slogans de preservativo, percebo que não há muita inovação por partes das marcas nesses aspectos, ficou algo bastante repetitivo, vejo até que não ficção a marca na mente dos consumidores.
Por se tratar de um produto preventivo, mas que esta ligado diretamente com a sexualidade e o prazer acho que as marcas poderiam ‘brincar’ mais com essas temáticas. Entretanto tenho que destacar o desempenho da marca “JONTEX” que trouxe o melhor slogan (opinião pessoal) JONTEX - Não tem contra-indicações, brinca com um dito quase que popular.
Enfim, acredito que tecnicamente as marcas de preservativo fizeram um bom trabalho, sem erros, entretanto acho que deveriam ter ousado mais por ter tantas possibilidades na mão por tratar-se de tal produto.

Post escrito por Rafael Henrique

Slogans Marcas de Banco - Resultados


Diante dos slogans analisados pude perceber que todos seguem a mesma linha, sempre direcionando para o público- alvo, os slogans passam para o cliente o poder dele ser único; HSBC- pode entrar que o mundo é seu; Itaú- feito para você; Banco do Brasil- o tempo todo com você; REAL- o banco da sua vida; com o propósito de passar segurança para o cliente , o slogan da marca é o seu cartão de visita, ele que ajuda o posicionamento gerando a identificação do cliente com a marca e assim o tornando fiel a mesma. O slogan deve ser sintético e de fácil repetição, como o do Bradesco- completo, Em uma única palavra consegui passar todos os atributos da marca,passando excelência, sem deixar dúvidas ao cliente, que neste banco ele pode encontrar tudo o que precisa, ele é completo . é um slogan eficaz por ser simples, de fácil entendimento, conciso e direto.

Post escrito por Ana Carolina Paiva

Slogans Marcas de Cosméticos - Resultados


O estudo de analise dos slogans, nos fez refletir sobre a importância que eles possuem para suas marcas. Com o objetivo claro de chamar a atenção dos clientes e de conquistá-los, os slogans são criados cuidadosamente para estarem na boca do povo e para transmitirem uma imagem positiva de suas marcas. Como as marcas que analisamos estão voltadas para o ramo de cosméticos e de beleza, fica perceptível que os slogans tentam passar ideais como os de beleza, bem estar e felicidade, apenas a AVON foge um pouco desses aspectos, quando diz: “A gente conversa, a gente se entende”, apesar de estar agregando valor por passar o objetivo de interação com o cliente o slogan não passa nenhum atributo real aos produtos. Em nossa concepção cada marca tenta passar através de seu slogan aquilo que possuem de melhor como a NATURA, “Bem estar, bem”, passa um atributo de bem estar da marca que trabalha com produtos naturais prezando a qualidade de vida de seus clientes. O BOTICÁRIO, “Acredite na beleza”, usa a frase no imperativo e impõe a condição de consumo de seus produtos para adquirir beleza. Com tudo, percebemos que os slogans são de importância fundamental para a construção das marcas, pois através deles os consumidores podem perceber valores que a marca deseja passar, podem se identificar com as marcas e através deles a imagem da marca pode ser propagada para o mundo.

Post escrito por Regina Nunes e Nayanne Echlin

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Slogans Marcas de Carro - Resultados


Carro é uma paixão mundial, portanto transmitir este conceito em um slogan sem se tornar repetitivo não deve ser uma tarefa fácil. Nos quatro slogans que analisamos podemos perceber o quão diferentes eles são um do outro. Tão diferentes que acreditamos que alguém jamais pensaria que fazem parte do mesmo segmento, e mais, que são slogans de carro. Como podemos notar apenas um deles traz a palavra “carro” em sua composição. O “É carro mesmo” mostra a qualidade do produto e do serviço da Volkswagen, o slogan é de fácil repetição e memorização, portanto não deu outra, já está na boca do povo, se tornou jargão popular e na nossa concepção é o mais forte dos quatro.

Em segundo lugar vem o movidos pela paixão, que como dissemos anteriormente fala desta “fissura” do brasileiro por carros, então aqueles que passam horas lavando, encerando, polindo seus carros e que não deixam ninguém entrar se não baterem os pés e que se o carro sofrer um arranhãozinho ficam deprimidos por dias, ou seja. 90% dos homens, com certeza foram tocados por este slogan. Acreditamos que por isso o “Movidos pela paixão” se torna um slogan de impacto principalmente para o público masculino. O slogan também vem acompanhado por um patrocínio forte ao futebol, que é outra paixão do brasileiro, desta forma nem tem como dar errado.

O “Viva o novo” e “Conte comigo’” não fazem ligação alguma ao segmento, mas mesmo assim são fortes por conta do conceito da campanha. Viver o novo é aproveitar as novidades na vida, é ter um FORD novo, com uma tecnologia inovadora, com inovação em beleza e serviços. E o “Conte comigo” parece de instituição filantrópica, mas o slogan quer mostrar que o cliente pode conta com a Chevrolet sempre, não só em assistência técnica mas também, em assistência social. A Chevrolet é a “fada dos carros” no segmento, a marca contribui com várias instituições carentes e ajuda na reconstrução de cidades destruídas por enchentes.

Cada slogan com sua composição, um mais diferente do outro, trazem conceitos brilhantes.

Post escrito por Joyc, Aylton e Helton

Slogans Marcas de Fast-food - Resultados


Podemos perceber que são slogans curtos, de fácil memorização. A Subway e o Bob’s colocam o “gostoso” em evidência, remetendo aos produtos que vendem no ramo alimentício, e vindo de fast food, lanches rápidos e de fácil preparação; dão a idéia de serem mais gostosos ainda, porém só na imagem da propaganda, pois há controvérsias quanto a isso, mas não é o que está sendo levado em conta neste momento.
Voltando aos slogans, o Burger king não foi muito feliz na sua construção “A gente faz do seu jeito” é mais “grandinho”, seis palavras que não possuem rima, porém, da à idéia de aprendizado (Provérbio). Finalmente chegamos ao do MC DONALD’S-AMO MUITO TUDO ISSO, (o melhor slogan na nossa concepção), nesse caso o “AMO MUITO TUDO ISSO” quer dizer que “amo muito o Mc Donald’s”, de estar ali com os amigos, com a família e comer “tudo isso”. O slogan tem um conceito, uma marca, um lema, uma legião, realmente “AMO MUITO TUDO ISSO”.

Post escrito por Ligia, Ricardo e Joel

Slogans Marcas de Cerveja - Resultados


Fazendo uma análise de posicionamento de cada um dos slogans dessas 5 grandes marcas nacionais de cerveja. A intenção é mostrar o posicionamento desses slogans, mostrando o objetivo que cada um quis alcançar:
- KAISER: Começamos pela Kaiser, cuja seu slogan atual é: “Kaiser, essa é gostosa!” Esse slogan apela para o sabor da cerveja Kaiser. As outras não são gostosas ? A Kaiser dá entender que apenas “essa é” (Kaiser) é verdadeiramente gostosa.
- SKOL: “A cerveja que desce redondo”, que foi criado em 2005 por onde permaneceu durante 3 anos sendo o slogan oficial da Skol. Quando falamos a cerveja que desce redondo, entendemos que ela desce fácil, que é gostosa e suave para se tomar.
- ANTARCTICA: O slogan da cerveja Antarctica é “Paixão Nacional”. É simples, pequeno, mas é capaz de abranger muita coisa. É muito mais que uma cerveja, é algo capaz de Ter simpatia de toda uma nação.

- SCHIN: O “Cervejão” ressalta a qualidade da cerveja no sentido aumentativo da palavra. Nossa sociedade tem o hábito de falar no aumentativo tudo que se relaciona a algo bom, que qualidade, ex: “carrão”, “mulherão”, por isso o conceito de o “cervejão” é de fácil entendimento. Ela não é uma “cervejinha”, mas sim um “Cervejão” em todos os sentidos.

- BRAHMA: O Sabor de ser Brahmeiro, é o sabor de tomar algo de qualidade, saboroso, de certa forma até causa um status. O público consumidor não está bebendo apenas a cereja, mas sim utilizando-se de uma marca, por isso o slogan cita “o sabor de ser brahmeiro”. A Brahma por sua vez, para enfatizar este slogan, conta com um grande ícone da música brasileira, conhecido por gostar muito de cerveja, chamado Zeca Pagodinho. Ser “brahmeiro” é um estilo de vida.

Através de um estudo desses 5 slogans classificar que 3 deles priorizam o sabor da cerveja e 2 fazem um apelo maior a marca. Podemos chegar a conclusão de que a Brahma (O sabor de ser brahmeiro), Skol (A cerveja que desce redondo) e a Kaiser (Essa é gostosa) priorizam destacar o sabor da cerveja. A Brahma vai um pouco mais além, pois em seu slogan mostra que ser “brahmeiro” é Ter um estilo de vida diferenciado dos outros. O Sabor de ser Brahmeiro é o sabor de fazer parte de um grupo de pessoas diferenciadas. Já a cervejaria Kaiser, em seu slogan também destaca o sabor de sua cerveja e ao mesmo tempo mostra que ela, a Kaiser, que é gostosa. A Skol apela por um slogan de fácil entendimento e decoração. A Cerveja que desce redondo passa a sensação que a cereja é leve e gostosa, por isso ela desce redondo. A Antarctica por sua vez prefere dar uma maior projeção ao seu slogan, com o “Paixão Nacional” que representa a preferência de uma nacional por uma cerveja. O conceito de Paixão Nacional é abrangente, básico e engloba toda uma nação. A Schin apela pelo imperativo com o seu slogan “Cervejão”, mostrando que a Schin não é uma cervejinha qualquer, mas sim um “Cervejão”. Por fim, todas elas passam mensagens e conceitos diferentes, mas se analisarmos a fundo notamos que a finalidade é sempre a mesma: vender sua marca.


Post escrito por Pedro e Luiz Henrique

terça-feira, 1 de junho de 2010

Slogans Marcas de Chocolate - Resultados


Ao fazermos essa pesquisa sobre os slogans de chocolates, percebemos que todos eles possuem a finalidade de atrair a atenção, despertar o desejo do consumo e ser uma frase de fácil memorização, embora alguns sejam extensos não deixa de ser ousados e criativos, pois dentro do contexto eles oferecem um diferencial que o produto possui.
O conceito biologico, que é relacionada com a atividade sensorial e nervosa do ser humano foi tida como um dos pontos fortes dos slogans, pois busca por meio desta ferramenta aguçar os sentidos do publico alvo, no entanto deixamos claro que este não é o único conceito presente.
As quatro marcas possuem o mesmo objetivo, ser o produto mais desejado e comprado pelo consumidor, contudo expõem de formas diferenciadas. A Nestlé, coloca o seu tempo no mercado, buscando assim credibilidade; A M&M's, traz o ousando, quando refere-se ao diferencial que o produto possui em relação aos demais; Lacta e Garoto, por sua vez representam claramente o conceito biológico citado anteriormente, onde causam sensação ao receptor.
Avaliando as posts do blog e tentando visualizar as analises da turma tanto como publicitários, quanto consumidores (chocólatras) percebemos que o slogan da Garoto foi o mais bem aceito, tendo como descrições o fato de proporcionar mais prazer e a funcionalidade da própria palavra “prazer” presente no slogan e também ao fato de referir-se individualmente a cada pessoa com a citação “sua vida”.

Post escrito por Clécia e Raíssa

Slogans Marcas de Xampu - Resultados


Uma análise nos slogans da categoria de xampus nos permite perceber o quão eficaz pode ser um slogan, mas não necessariamente ser esse ícone que traz o sucesso de um produto. Foram analisados os seguintes slogans “A vida não pode esperar” de Seda, “A real beleza” de Dove, “Cuide-se” de Garnier Fructis e “Viva sua natureza” de Natura Ekos.
Em uma análise mais técnica percebe-se que são utilizados os campos semânticos da beleza, da vida e direcionados ao cliente. São slogans curtos e diretos, que dão margem para várias interpretações diferentes, sem utilizar rimas, jogos de palavras ou repetições. Consegue-se distinguir dois posicionamentos diferentes em relação a eles. Nos slogans de Dove e Garnier é a exaltação a beleza, pois beleza dos cabelos é o que se procura com a utilização do produto e então os slogans direcionam para o que ele pode exaltar ( A real beleza) e o que você deve fazer para conseguir obtê-la (Cuide-se). Já nos slogans de Seda e Natura Ekos é a valorização da vida, pois os slogans procuram algo além da beleza que o produto pode proporcionar que é a felicidade na vida. Eles induzem que ao utilizar o produto você estará vivendo melhor.
Já a análise mais emocional nos proporcionou, pela contabilização dos votos no blog, diferentes pontos de vista acerca desses slogans. “Cuide-se” foi o mais votado com 7 votos, e na maioria dos comentários foi pelo fato de ele ser curto e “direto, impactante, criativo e o menos confuso possível” (Rafael). “A real beleza” ficou em segundo lugar com 4 votos, destacando para a sensação natural que o slogan proporciona. Já os slogans de Seda e Natura Ekos tiveram apenas um voto cada, não sendo lembrados por muita gente.
O mais interessante disso tudo é que Seda é líder absoluta o segmento de produtos para cabelo, com aproximadamente 25% de participação de mercado, enquanto o segundo lugar tem apenas 6%. E ninguém nem lembra direito de seu slogan!
A partir disso é importante lembrar que o slogan é sim uma das mais importantes ferramentas de comunicação de uma marca, mas que não é tudo! Um produto ou marca são bem sucedidos por conta de todo o seu esforço de comunicação, e isso envolve todo o composto de marketing (aqueles famosos P´s) que devem estar todos em sintonia e bem interligados. Só assim, o sucesso do profissional de comunicação estará garantido.

Post escrito por Carla Martins

Slogans Marcas de Telefonia Móvel - Resultados


Quando analisamos slogans, temos que fazê-lo de modo a avaliar a praticidade, funcionalidade, poder de memorização e associação que o mesmo tem em relação à marca. Além disso, é sempre bom procurar saber se o público alvo percebe esta forma de identificação de maneira adequada com a que a marca deseja passar.
Ao escolhermos os slogans de telefonia móvel percebemos que todas elas são concisas e de fácil memorização, a mais longa possui 5 palavras, e nenhuma fala diretamente dos serviços prestados, mas sim nas vantagens que você tem ao adquirir ou contratar a empresa/operadora.
Fazendo uma breve comparação dos cinco slogans escolhidos podemos perceber que, tanto os slogans da Claro quanto a da TIM tentam exaltar seu público-alvo, colocando-o numa posição de poder (CLARO: A vida na sua mão; TIM: Você sem fronteira), o da Nextel, tenta exaltar o público-alvo integrando-o a um clube, quase como um convidado (NEXTEL: Bem vindo ao clube), os slogans da OI e da Vivo, tentam mostra as vantagens dos seus serviços, sejam pela simplicidade ou pela qualidade (OI: Simples assim; VIVO:Sinal de qualidade).
Outro ponto interessante é que como se trata de um serviço de uso constante, necessário e que os usuários conhecem bem, tanto sua operadora quanto as concorrentes, a maioria das pessoas leva em consideração a operadora e não apenas o slogan, por isso é muito comum vermos piadas e criticas associada à operadora, como podemos ver nos comentários da enquete da postada neste blog anteriormente.

Post escrito por Bárbara e Dameliza